quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Review Tomtom Multisport Cardio




     Hoje venho comentar um pouco sobre a minha breve experiência (algo em torno de dois meses) correndo com o Tomtom Multisport Cardio (chamarei de TTMC), relógio com GPS integrado da marca Tomtom que é muito bem estabelecida internacionalmente no ramo de Gps's automotivos, e que foi uma das pioneiras no mercado de relógios GPS esportivos com monitor cardíaco integrado na pulseira, "on the wirst", sendo este o destaque do modelo que apresento hoje aqui no blog.

     Saliento que apesar deste relógio ser multiesportivo eu não tive oportunidade de testá-lo nas modalidades Bike e Swim, a escolha do TTMC se deu apenas pela pouca diferença de preço para modelo imediatamente inferior da mesma marca que seria o Runner Cardio, também com monitoramento cardíaco na pulseira. Outra informação sobre a minha escolha por esse relógio, é que a ideia de ter a cinta de monitoramento presa no meu peito não me agrada nem um pouco. Minha pele é muito sensível a atrito de roupas e acessórios que uso para correr o que me gera vários ferimentos mesmo em distância curtas, e por último destaco que no momento da compra eu ainda não tinha conhecimento do modelo Forerunner 225 da famosíssima marca no Garmin também com monitoramento cardiaco "on the wirst", acredito que ainda não havia sido tinha lançado, mas o qual posteriormente eu vim a adquirir (Review em breve).

Dadas as considerações iniciais vamos aos detalhes:
Preço:
     Paguei por este relógio exatos $299 dólares na amazon, o que na época com a moeda americana mais em conta para brasileiros, me saiu R$1000 reais. O modelo Runner Cardio no mesmo site estava no valor $270 dólares, e por isso achei por bem pegar o modelo mais completo. No Brasil esse relógio é externamente caro!! Talvez, se eu tivesse feito a compra no Brasil, eu não o teria escolhido justamente pelo alto valor.
Na caixa:
     A caixa do produto contém apenas o relógio, o carregador usb, um assessório para prender o relógio a bike "Bike mount", e um breve (brevíssimo) manual de uso.


Software e interface:
     A instalação do software de computador é bastante simples e disponibilizada no site da tom tom. O software serve para download de dados, upgrade de software do relógio, conexão com outras plataformas esportivas como runkeeper, strava, etc..., dentre outras configurações do relógio, é bastante simples e fácil de ser utilizado.
     O portal de armazenamento das atividades registradas pelo relógio http://mysports.tomtom.com/ também se mostrou bastante simples e intuitivo, inclusive suprindo em parte algumas falhas do relógio como ausência de Lap automático, pois mostra parcial de tempo a cada km rodado mesmo sem estar no modo de treino “Voltas” (falarei mais sobre isso no tópico de funcionamento), assim como o mapa do percurso, gráficos para pace, velocidade, ritmo cardíaco, elevação, calorias.
O App para celular e ipad que tem basicamente o mesmo layout do site Mysports, é bastante útil no que diz respeito ao dowload via blutooth dos dados, SIM, é possível descarregar as atividades por bluetooth.
Características físicas:
     O relógio é um pouco pesado, mas nada que incomode no pulso, seu tamanho é normal para um relógio esportivo, tive a impressão que o layout retangular suaviza impressão de relógio "bolachão". A pulseira eu achei um pouco grossa, mas a tomtom comercializa pulseiras sobressalentes mais finas para serem trocadas, inclusive com cores diferentes (e bem legais), mas não tive oportunidade de comprar para conferir. O material plástico da pulseira original, apesar de confortável ao pulso mesmo com o relógio bem preso (necessário para conferir uma maior precisão dos batimentos), é um pouco pegajosa, explicando melhor, eu tenho poucos pelos no braços e mesmo assim meus pelos do braço grudavam na borracha, fiquei imaginando o que deve ocorrer com homens de braços muito peludo, acredito que esse "fenômeno" aconteça pela pouca respirabilidade do material pois sempre após os treinos o meu suor minava bastante por baixo da pulseira.


Funcionamento:
     Dois pontos de destaque: o visor grande e os botões do tipo joystick. Não tive dificuldade de visualizar as informações na tela do relógio durante as minhas  corridas, ela é grande o suficiente para fornecer as infos num tamanho muito confortável. O TTMC possui várias telas cada uma com uma informação principal: pace, distancia, tempo, batimento, calorias, e em todas elas duas telas secundárias, e menores, personalizáveis com qualquer uma das medidas disponíveis, que permanecem sempre fias mesmo rolando entre as telas principais. Estas telas menores, podem gerar alguma dificuldade de visualização, mas para mim também se mostrava bastante adequadas para uma rápida checagem, visto que as informações eram secundárias e a principal sempre estava alí, gigante.
     Com o botão "para baixo" do botão joystick, pode-se alternar as telas principais sem o menor risco de apetar algo inconveniente durante um treino ou prova. Esta é um dos pontos positivos que eu avalio para o relógio: Disponibilidade de informação objetiva e rápida.
A luz do visor é acionada por toque no canto direito da tela o que ajuda muito nos treinos noturnos, apresentando uma luminosidade adequada na minha opinião

As funções de treino são bastante interessantes pois possibilita várias personalizações de treinos de diferentes formas:
  • Por zona: você pode definir a zona de pace, velocidade, cardio, em que quer treinar, o limite é estabelecido com valores mínimos e máximos e assim que você sai do intervalo o relógio avisa, assim como quando você está na zona alvo.
  • por objetivos: você pré setta distancia, tempo, calorias que quer atingir e o relógio vai avisando seu progresso em porcentagem de realização da meta até sua finalização.
  • intervalos: possibilita realizar treinos de intervalos diretamente no relógio com aquecimento, exercício, intervalo, e desaquecimento, assim como quantas repetições do (exercício+intervalo) o corredor deseja.
  • Voltas: você estabelece o intervalo em que o relógio identifique um Lap e isso por ser feito por distancia, tempo, ou manualmente que é determinado com o acionamento do botão de iluminar o visor.
Observação: Este modo “Voltas” é a única possibilidade de fazer com que o relógio mostre parciais de distância, pace, tempo,  não é possível combinar os modos de treinos entre si, de modo que se o corredor quiser estabelecer uma meta em km, NÃO será possível ter as parciais para consulta durante o treino/prova, outro exemplo: também não é possível correr uma prova em uma zona de pace e obter as parciais km a km ao mesmo tempo, o corredor terá que escolher em correr no trieno Zona e ter controle de pace OU correr no treino de Voltas para obter parciais. Adianto que esse foi o principal motivo pelo qual eu optei por migrar para o garmin 225.  

  • Corrida: nesse modo de treino o relógio pré determina distâncias em um tempo especifico para finalização dela e através de um gráfico, MUITO INTERESSANTE, demonstra se o corredor está atrás ou na frente desta meta alvo, esses treinos são disponibilizados pela tom tom e não configuráveis. Porém, é possível selecionar um corrida anterior realizada com o relógio para você correr contra você mesmo, melhorando seus tempos.

     Em linhas gerais eu gostei muito do relógio (se pude$$e o teria  mantido), mesmo com essa falha de não possibilitar uma maior customização dos treinos, misturando as funções, por esse motivo  eu preferi ir  em busca de um modelo que me fornecesse esta opção. Talvez para um esportista mais experiente, uma maior personalização dos treinos não represente significativa falta no aparelho, mas para mim, que ainda preciso que o relógio trabalhe um pouco sozinho para que eu possa focar no esforço durante os treinos e também não consigo ter muita percepção real do meu pace (o que piora quando já estou muito cansada) um treino mais personalizado poderia me ajudar de certa forna.

     Espero que esse review seja útil para aqueles que assim como eu gosta muito de aparatos tecnológicos ligados ao esporte, fiquem a vontade para fazer perguntas nos comentários que tentarei responder com a maior rapidez possível e em breve voltarei para falar um pouco da minha experiência com o Garmin Forerunner 225 meu novo relógio. Bons treinos!


Um comentário: